Bordado a Património Cultural Imaterial da Humanidade - Unesco

http://folcloredeportugal.blogspot.pt/2012/03/bordado-madeira.html
1. Bordado Madeira e História
1.1. Os factos que nos são legados pela História
“A ilha da Madeira foi descoberta no séc. XV e julga-se que os bordados começaram desde logo a ser produzidos pelas fidalgas, como necessidade de decoração das roupas do lar bem como do vestuário, e ainda por influência dos trabalhos conventuais.
Até meados do séc. XIX não existem referências à venda ou exportação de Bordado Madeira. O ano de 1850 é um marco para uma nova fase do Bordado Madeira, data em que este produto ganha um cariz comercial. Neste ano foi organizada uma exposição das indústrias madeirenses, realizada no Palácio de S. Lourenço, onde se tornou evidente o potencial económico do produto.
O interesse britânico por esta exposição foi tão grande que a Madeira recebe um convite para estar em Londres na Exposição Universal, que decorre no ano seguinte em 1851. Esta participação revelou-se um grande sucesso onde as peças apresentadas foram elogiadas pela sua pureza e perfeição artística.
Durante o Séc. XIX as principais exportações destinam-se a Inglaterra e Alemanha. No século XX exporta-se Bordado Madeira para todo o mundo.
Itália, Estados Unidos, América do Sul e a Austrália tornam-se mercados importantes. França, Singapura, Holanda, Brasil e outros países contribuíram também para a expansão do comércio e da notoriedade do Bordado Madeira.

2. Bordado atual
Actualmente os maiores mercados de exportação são EUA, Itália e Inglaterra.
Reconhecidas internacionalmente, as peças de Bordado Madeira têm uma história e tradição ligadas ao segmento de luxo e muitas foram e são as mesas da aristocracia europeia cobertas com peças de Bordado Madeira”.
In http://www.bordadomadeira.pt/pt/ O que é necessário para integrar uma candidatura à UNESCO?
- Anota-se, neste documento, o que é estipulado pela própria Organização

3. Candidatura
As condições prévias para o reconhecimento das formas culturais na lista da UNESCO são:
i) Que se trate duma expressão cultural tradicional localmente reconhecida como valiosa;
ii) Que seja considerada pelas sociedades locais como um elemento importante da construção das suas identidades;
iii) Que esteja em risco de se extinguir;
iv) Que os portadores da tradição e os que a praticam se dediquem à sua salvaguarda.

Bordar - Bordadeiras
“Com cerca de 150 anos de história o processo de produção do Bordado Madeira continua com a mesma autenticidade desde o seu início – totalmente artesanal.
A indústria deste Bordado fez uma opção muito clara em manter e valorizar a genuinidade de um trabalho desenvolvido com perfeição e rigor pelas mãos das bordadeiras madeirenses.
O Bordado Madeira é um processo em que cada um sabe o seu papel, salientando a bordadeira que desempenha uma função chave neste Bordado único no mundo.
Na Madeira, bordar não é apenas para enriquecer e embelezar o tecido mas uma forma de personalizar uma peça de linho, seda ou cambraia, tornando-o uma peça de arte a passar de gerações em gerações.
As bordadeiras normalmente trabalham no campo com os seus maridos e apreenderam a bordar com as suas mães que por sua vez eram também bordadeiras.
Hoje em dia existem cerca de 3000 bordadeiras na Madeira que se dedicam diariamente à arte de Bordar e todas elas têm direito à Segurança Social e pertencem ao Sindicato das Bordadeiras. Trabalhar em casa é opção das bordadeiras.
Nenhuma peça de Bordado Madeira é igual a outra. Cada trabalho tem o cunho pessoal das mãos da bordadeira que durante muitas horas a ele se dedicou, num trabalho perfeccionista e minucioso”.
In http://www.bordadomadeira.pt/pt/ Outro exemplo semelhante ao bordado da Madeira
“Tecelagem em Casca de Árvore do Uganda • Uganda • 2005
O fabrico de roupas com casa de árvore é um saber antigo do povo baganda, do reino Buganda do sul do Uganda. O interior da casca da árvore Mutuba (Ficus natalensis) é colhido durante a estação das chuvas, e submetido a um longo processo em que é batido com diferentes tipos de marretas de madeira de forma a suavizar a sua textura e dar-lhe uma coloração uniforme de terracota. A roupa de casca, em forma de toga, é usada por homens e mulheres principalmente durante cerimónias de coroação e de cura, funerais e acontecimentos culturais, mas também é usada para fabricar cortinas, redes mosquiteiras, lençóis e sacos”.
In http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Obras-primas_do_Patrim%C3%B3nio_Oral_e_Imaterial_da_Humanidade

Assim, em face dos elementos recolhidos e das normas que são consideradas pela própria UNESCO para o efeito, o Movimento Madeira-Autonomia entende dever submeter à consideração do Senhor Secretário do Ambiente e dos Recursos Naturais, Dr. Manuel António Correia, a ponderação da viabilidade de uma Candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade do Bordado Madeira.

Coprights @ 2017 MMA - Movimento Madeira Autonomia, Blogger Templates Designed By Templateism | Distributed By Gooyaabi Templates